Resenha: Apanhador Só - Antes Que Tu Conte Outra


O Apanhador Só é mais uma das muitas bandas independentes do Brasil que encontraram na internet um lugar para divulgar seu trabalho. Mas diferente da maioria, a banda gaúcha vem mudando seu som desde o primeiro disco, que leva o nome do grupo, lá dos idos de 2010.

Três anos depois, apoiados com um crowdfunding de muito sucesso, eles disponibilizaram gratuitamente Antes Que Tu Conte Outra, quarto trabalho (Paraquedas, Acústico-Sucateiro e Apanhador Só completam a já vasta discografia).

“Mordido” abre o álbum dando o tom: nenhuma gravadora grande, mesmo com colhões suficientes, lançaria. Primeiro, é cheia de experimentalismos da melhor qualidade, o que impediria de tocar na rádio; segundo, poucas pessoas entenderiam esse tipo de música, que não é de fácil penetração. Interessante é que a segunda metade da faixa lembra o Sonic Youth em seus melhores momentos.

A segunda canção é a delicada “Vitta, Ian, Cassales”. Iniciando em ritmo de marchinha de carnaval, ela ganha tons realísticos com as camadas e barulhos e sons, uma união deliciosa que transforma tudo em um som muito agradável para ouvir. “Lá Em Casa Tá Pegando Fogo” é muito pink floydiana – o andamento é sensacional.

Primeiro single, “Despirocar” é sobre o mundo e suas intempéries com uma velocidade que é difícil ver hoje em dia. O legal é que a letra contém coisas muito palpáveis do dia a dia, dando um entendimento melhor quanto ao despirocar de vez. Pau no cu de quem não quer não parece ser um bom início para uma faixa, mas “Liquido Preto” contém uma fina ironia ao falar da Coca-Cola e seu controle no mercado – é uma quase critica ao capitalismo selvagem dos tempos atuais.

“Não Se Precipite” começa como um pop e vai ganhando tons de alternativo até entrar o violão para deixar tudo calmo mais uma vez, enquanto “Rota” é outra faixa muito delicada e cheia de camadas. Já “Torcicolo” tem uma melodia bem animada e uma letra de tom jocoso.

Outra canção com tempero de Pink Floyd pelo experimentalismo é “Nado”. Com barulhos incomuns, como de carro, batendo na lata, campainhas, a canção tem toques poéticos e chama atenção por ter uma história linear e sem repetição de acontecimentos. Curta, com pouco mais de um minuto, “Por Trás” é o início do fim de Antes Que Tu Conte Outra.

Talvez “Reinação” possa lembrar alguns momentos do Engenheiros do Hawaii ou do Pouca Vogal, ambos projetos com envolvimento de Humberto Gessinger. Não pelas camadas, mas pelo tipo de letra e andamento do violão. A melancólica “Cartão Postal” encerra de maneira brilhante os trabalhos deste quarto disco do Apanhador Só. Uma melodia belíssima.

O Apanhador Só parece que encontrou um caminho depois de quatro discos. A sonoridade mudou bastante com relação ao primeiro, e isso mostra que a banda cresceu bem artisticamente nos últimos anos. O interessante deste álbum é que o som não é nada comercial, mas é delicado com tons de alternativo e experimentalismo. Se o caminho a ser seguido for esse mesmo, então será um belo caminho.

Tracklist:

1 – “Mordido”
2 – “Vitta, Ian, Cassales”
3 – “Lá em casa tá pegando fogo”
4 – “Despirocar”
5 – “Líquido Preto”
6 – “Não se precipite”
7 – “Rota”
8 – “Torcicolo”
9 – “Nado”
10 – “Por trás”
11 – “Reinação”
12 – “Cartão Postal”

Nota: 4,5/5

Comentários