Resenha: Nine Inch Nails – Hesitation Marks


Antes de qualquer coisa, temos que entender que o Nine Inch Nails, na figura de Trent Reznor, constrói álbuns conceituais, em que temas como política, religião, drogas, sexo, depressão, medo, morte e outras coisas não são tratadas de forma simples. Não existe como ouvir um disco do NIN apenas uma vez para entendê-lo.

De longe, o NIN é uma das grandes bandas dos últimos 20 anos graças ao seu inquieto fundador. Reznor é uma das figuras mais emblemáticas do rock atual – seja em desafiar gravadoras para ter o controle de sua obra, seja para entrar de cabeça em projetos psicodélicos modernos (How Destroy to Angels), seja para defender o uso da tecnologia na música. Ele pode ser taxado de tudo, menos um cara que abandona suas convicções.

Após os independentes The Slip e Ghosts I–IV, a banda retorna a uma gravadora grande, a Columbia, para lançar Hesitation Marks, oitavo álbum de estúdio em 22 anos de carreira – o próximo ano será de comemorações, já que completam 20 anos de The Downward Spiral, primeiro sucesso do grupo.

O novo trabalho começa de maneira sinistra com "The Eater of Dreams", que dá a mão para iniciar “Copy Of A”, unindo o que existe de melhor no eletrônico com experimentalismo no atual momento da música. Uma grande faixa que conta com as participações do incrível baixista Pino Palladino e de Lindsey Buckingham, vocalista do Fleetwood Mac, na guitarra. Aliás, participação não falta neste novo trabalho.

Depois temos “Came Back Haunted”, outra boa canção e que lembra muito How Destroy to Angels, novo projeto paralelo de Reznor em que ele une forças com sua mulher Mariqueen Maandig e o produtor Atticus Ross. Tem um clima bem soturno de rock industrial, uma das marcas da carreira do compositor e guitarrista. Já “Find My Way” tem uma pegada mais religiosa, mostrando que, com quase 50 anos, é possível ter questionamentos sobre a vida. Quem nunca pediu perdão por um erro? É o que a letra diz.

Então vem a surpresa com “All Time Low”, uma mistura entre rock e rap. Uma tentativa, na verdade, porque não ficou boa. Se é uma tentativa, deu errado; se é uma vontade, espero que passe logo. Na sequência, “Disappointed” tem uma batida mais repetitiva – se fosse um minuto mais curta seria melhor –, mas o uso da guitarra no refrão é algo que poucos têm capacidade para fazer hoje em dia.

Depois vem a péssima “Everything”, que deve soar melhor ao vivo do que no álbum, já que é a mais pop de todas. Voltando ao NIN de raiz, temos “Satelite”, com uma guitarra soturna com os sintetizadores unidos para fazer outra boa canção. A voz distorcida dá o tom em “Various Methods of Escape”, outra faixa pop bem ruim. Será uma tentativa de aproximação a outro público?

Bom, se é não sei, mas não vão conseguir com “Running”, a mais alternativa de todas as canções. Uma piração no melhor estilo Sonic Youth, ou qualquer banda alternativa dos anos 1990 tipo o... Nine Inch Nails. “I Would For You” não é boa, nem ruim; é apenas ok, enquanto em “In Two” temos uma canção épica, que vai crescendo enquanto avança, o que também não é essas coisas.

Mas o clima é totalmente quebrado com “While I'm Still Here”, bem mais lenta e pensante, e ela emenda com “Black Noise”, dando um clima depressivo e ainda mais soturno ao final de Hesitation Marks.

Gosto muito dessa mistura entre eletrônico e rock proporcionada pelo Nine Inch Nails. Diferente de outras bandas, Reznor usa a tecnologia como complemento do trabalho, não como muleta, construindo batidas e melodias interessantes e complexas. O resultado na maioria das vezes é bom, mas não foi o caso de Hesitation Marks, cheio de altos e baixos, e não é difícil cair em uma sequência de canções abaixo do que guitarrista fez em sua carreira.

Se o início do disco é bom, a parte final é muito ruim, e há músicas desinteressantes e longas em excesso. Mais enxuto, com duas ou três faixas a menos, seria um álbum muito bom, rivalizando com os trabalhos dos últimos anos. Como diz um amigo, até os gênios falham.

Tracklist:

1 - "The Eater of Dreams"
2 - "Copy of A"
3 - "Came Back Haunted"
4 - "Find My Way"
5 - "All Time Low"
6 - "Disappointed"
7 - "Everything"
8 - "Satellite"
9 - "Various Methods of Escape"
10 - "Running"
11 - "I Would for You"
12 - "In Two"
13 - "While I’m Still Here"
14 - "Black Noise"

Nota: 2,5/5

Comentários