Documentário: Searching For Sugar Man, de Malik Bendjelloul

Searching-for-Sugar-Man-poster

Imagine você ter que procurar por um artista sabendo apenas o nome dele, os discos lançados e só. E imagine fazer essa busca no final dos anos 1990, quando a internet não era nem um décimo do que é hoje. E some isso ao fato de morar na África do Sul recém-saído do Apartheid. Isso tudo compõe Searching For Sugar Man, documentário de Malik Bendjelloul.

Searching For Sugar Man conta a história da busca de Stephen 'Sugar' Segerman e Craig Bartholomew Strydom por Sixto Rodriguez, músico americano que não fez sucesso em sua terra natal, mas que alimentou sonhos e esperança de um país que enfrentava um dos piores regimes da história da humanidade.

Enquanto um era apenas um vendedor de joias, o outro era jornalista. Juntos, eles tinham o sonho de saber o real paradeiro de Rodriguez – a lenda era que ele havia se matado durante uma apresentação. As duas histórias são contadas de formas separadas, então os dois conseguem se encontrar e, unidos, começam a busca pelo ídolo mais famoso do que Elvis Presley na África.

O documentário é delicioso, que é impossível não querer ir até o final, e tem momentos incríveis. Intercalado com depoimentos de pessoas que conviveram com o cantor à época da gravação de seus únicos discos (Cold Fact, de 1970, e Coming from Reality, de 1971), mais as pessoas que o veneram como ídolo, o longa mostra que o misto de curiosidade, sonho e investigação é sempre a base de uma boa história. E que história. Não à toa, ela foi premiada pela Academia como o Melhor Documentário de 2013.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=tDw7OqVBT-w]

Comentários